viernes, 3 de noviembre de 2006

Signos del Topo: um modo da atividade poética

                   [Castellano]     [Deutsch]     [Français]     [English]


Signos del Topo [Sinal da Toupeira] quer contribuir com criações e liberdades à luta por um mundo que mereça ser vivido. Deste modo, devemos fazer tudo o que seja possível para manter viva uma atividade poética que não germine para sustento da cultura dominante na sociedade capitalista.
    Manter-se independente dos poderes da opressão e da miséria não é uma exigência simples de realizar sem dificuldade, qualquer seja a área de atuação. Entre a repressão e a adulação, a sociedade do Capital tenta todas as variedades da recuperação e da assimilação, renovando-as a cada passo.
    Signos del Topo quer ser um instrumento desta independência necessária —poética, intelectual e política— frente à cultura da dominação. É uma ferramenta seletiva, mas não excludente; implica impulsos individuais e, obviamente, aquilo de coletivo que se encontra no individual.
    Signos del Topo é crítica e também é desafio. É um modo da atividade poética. Tem obrigação e compromisso com a atividade coletiva  cujo objetivo seja derrocar o regime de civilizada barbárie (o bárbara civilização) que a humanidade continua sofrendo há muitos séculos.
    É desde este lugar que queremos fazer também nossa contribuição à luta dos trabalhadores para impor seu próprio governo revolucionário e socialista e, consequentemente, avançar na construção de uma sociedade igualitária, comum e libertária, sem "propriedades privadas", sem exploração nem opressão, sem patrões nem dominados, e na que se cumpra estritamente aquilo de "a cada um de acordo com suas necessidades, de cada um de acordo com suas possibilidades".
    Estamos pela unidade, solidariedade e defesa incondicional das vítimas das atrocidades e as barbáries capitalista e imperialista. Estamos pela unidade internacionalista dos trabalhadores e povos explorados na sua resistência e luta contra o capitalismo, o imperialismo e a barbárie.
    Sim, é muito o que queremos: queremos o socialismo internacional, a liberdade e a dignidade social e humana. Mas distinguimos bem entre os sonhos próprios e as ilusões que nos propõem desde o que se chama de "realidade política e social" (capitalista).
    Signos del Topo é um sonho e uma realidade únicos no momento de sua fusão: seu movimento poético concreto no tempo e no espaço, no mundo em constante mudança.


(Buenos Aires, 3 novembro 2006)

No hay comentarios:

Publicar un comentario